Consultoria em Gestão de Negócios

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria em Cibersegurança

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria e Assessoria em T.I

Pagamento Seguro com PayPal

Pesquisar neste WebSite

terça-feira, 15 de maio de 2012

Planejamento de Metas – Como Fazer Acontecer

maio 15, 2012


Muitas pessoas são engolidas pela vida, ou seja, estão mergulhadas na rotina diária. Desta forma, elas vão perdendo gradualmente as metas que tinham quando eram mais jovens, passando assim a “sobreviver”, levando vidas sem direcção, sobrecarregadas, burocráticas e infelizes. Podemos dizer que essas pessoas optaram por ser coadjuvantes de suas próprias existências, quando optam por “deixar a vida levá-las”, “lidar com os acontecimentos a medida que as coisas acontecem”, “viver apagando incêndio”, ou seja, essas pessoas optaram por “sobreviver”.
            Isto significa que se não estabelecemos nossas metas, alguém (pai, mãe, marido, esposa, colegas, chefe, namorado (a), amigos (as), etc) fará isto por nós. Desta forma, podemos acabar vivendo sonhos alheios, fazendo coisas que não são importantes para nós, ou pior, que não queremos. E assim, pouco a pouco, a nossa vida pode perder o significado, o que levará fatalmente a depressão.
            Se não houver acções direccionadas e claras, tudo pode continuar exactamente da forma que está.
            No entanto, se quisermos realmente viver uma vida de verdade, podemos escolher ser os autores principais de nossas vidas e começarmos a viver a existência que sempre sonhamos aqui e agora. Transformar sonhos em realidade é possível, fácil e é muito bom! Basta querer e acima de tudo, assumir a responsabilidade.
            Assumir responsabilidade significa, cuidar de nossos próprios sentimentos, metas e necessidades, ao invés, de esperar que os outros cuidem e façam as coisas por nós. Assim, a pessoa responsável por sua existência, assume as consequências de seus comportamentos, fala, pensamentos e emoções. Isto significa ter o controlo da nossa existência.
            O caminho para a auto-realização consiste, basicamente, em assumir a responsabilidade pela nossa vida, pela transformação de nossos sonhos em metas e de nossas metas em realidade.
            Transformar sonhos em realidade não é obra do acaso, mas é algo possível que exige escolha, posicionamento, vontade, disciplina e determinação.
Tudo aquilo que existe na nossa vida foi criado por nós, gostemos ou não daquilo que estamos vivenciando. A boa notícia é que se tudo que existe na nossa vida (trabalho, lazer, relacionamentos, etc) foi criado por nós, caso não estejamos satisfeitos com alguma dessas coisas, podemos mudá-las. Assim, da mesma forma que fomos nós que criamos esta realidade, podemos criar uma nova realidade.
            Para a grande maioria das pessoas criar o futuro é uma coisa fora do comum. O fato de você se interessar por este tema é um passo para começar a trabalhar com metas de uma forma eficaz e, quem sabe?! Transformar suas metas em realidade. 
            Para estabelecer metas, bem como criar a realidade de nossos sonhos, é necessário conhecer primeiro os nossos valores. Caso contrário podemos viver uma vida baseada nos valores alheios, o que fatalmente levará a infelicidade.
            Em suma, antes de estabelecermos nossas metas devemos conhecer quais são os nossos valores básicos, bem como alinhar as metas com os valores.
            Depois, devemos olhar para frente e estabelecer metas de longo prazo que serão subdivididas em: metas de médio e curto prazo e metas diárias. Estabelecemos em primeiro lugar as metas de longo prazo, pois essas são mais estáveis e duradouras, bem como, fornecem sentido à existência e nos dão o tempo necessário para atingi-las (por meio de uma série de caminhos).
Após desmembrar as metas de longo prazo em metas de médio prazo, e as metas de médio prazo em metas de curto prazo, devemos trabalhar com metas diárias.
            O trabalho com as metas diárias é muito importante, pois nos fornece um senso de realização cada vez maior. Ao cumprir cada uma de nossas metas diárias nos sentimos mais fortalecidos, motivados e eficazes. Assim, formamos um ciclo de sucesso e realização, que levará a um nível maior de autoconfiança, bem como de maiores sucessos e realizações.
            Aqui vai uma dica para aumentar a sua motivação:
Mantenha um diário de conquistas e vá anotando cada uma das metas que você atingir, bem como os pequenos passos que está dando no que se refere à conquista de suas metas de longo prazo.
            Para ter uma óptima qualidade de vida é importante considerar uma série áreas no planejamento de metas: profissional (trabalho e estudo), afectiva (afectivo-sexual, família, amigos, etc), lazer, saúde (física, emocional e mental) e património (investimentos, imóveis, carro, móveis, etc). Considerando diversas áreas no nosso planejamento de metas, podemos alcançar um maior equilíbrio e bem estar, vivendo uma vida mais saudável e harmoniosa.
            Antes de estabelecer metas nas cinco áreas mencionadas acima, sugerimos que seja feita uma avaliação das mesmas por meio do seguinte exercício:
 Estabeleça no primeiro círculo abaixo (vida actual), o percentual de tempo que você vem dedicando actualmente as seguintes áreas (lazer, profissão, afectiva, património e saúde). Em seguida, estabeleça o percentual de tempo que você gostaria de dedicar a cada uma dessas áreas no futuro, tomando como base o segundo círculo (vida ideal). Depois de rever a quantidade de tempo que dedica e que gostaria de dedicar a cada uma dessas áreas é hora de estabelecer aproximadamente três metas de médio prazo para cada uma das mesmas.
             
Cabe ressaltar que devemos tomar alguns cuidados quando estabelecemos as nossas metas, isto é, quando escrevemos nossas metas em um papel, devemos tomar alguns cuidados. Ou seja, quando redigimos nossas metas é importante que estas sejam:
·         Específicas (claras, detalhadas e redigidas de forma positiva);
·         Mensuráveis (é necessário saber se alcançamos ou não 100% da meta);
·         Atraentes (motivadoras);
·         Realizáveis (dentro da realidade);
·         Temporais (com datas e prazos para a sua realização). 


Por exemplo, se uma pessoa deseja passar em um concurso, ela deve redigir sua meta tomando como base as dicas acima. Assim, a meta “Passar em um concurso.”; embora seja mensurável, pois é possível verificar se a pessoa alcançou ou não a meta. Realista uma vez que a pessoa estudou e se preparou para o concurso, e supostamente motivadora, esta meta não é específica e temporal. Como podemos reescrever esta meta?  Ficaria melhor, se a pessoa redigisse a meta da seguinte forma: “Passar no concurso para o mestrado da UFRJ ou da PUC no ano de 2006”. Agora está melhor, a meta foi redigida de forma mais específica e existe um tempo (data ou prazo) para a sua realização.
Quando deixamos de estabelecer prazos para as nossas metas corremos o risco de nunca vê-las realizadas.
Mais uma dica: Sugerimos que você faça um cartão com as suas metas principais e coloque o mesmo em um lugar de fácil acesso como na sua bolsa ou pasta, carteira, espelho do banheiro, mesa de trabalho, gaveta, etc.  Procure ler e reler este cartão diversas vezes ao dia ou pelo menos ao acordar. Esta manobra é importante, pois possuímos no cérebro uma área relacionada à atenção que quando adequadamente estimulada funciona mais ou menos como um radar, procurando por pessoas e oportunidades relacionadas à realização de nossas metas.
As pessoas que participaram do nosso programa de metas ficam impressionadas com a velocidade da transformação de suas metas em realidade. Os participantes, muitas vezes relatam que “parece que a meta está caminhando na minha direcção”. O que é isso? Mágica? Não, isto é o resultado da focalização da atenção. Ou seja, da estimulação adequada de nosso radar que passa a procurar e identificar as oportunidades para a realização de nossas metas.
No entanto é bom lembrar que o foco é apenas parte do processo. Isto é, para que as metas sejam transformadas em realidade é preciso aliar o foco a um planejamento bem feito (metas de longo, médio, curto prazo), persistência, determinação, o uso de técnicas específicas (como a imaginação dirigida, expressão escrita-emocional, etc), conhecimento específico do processo de relação transformação de metas em realidade, etc. É importante também trabalhar de forma sistemática com as metas diárias, através de acções e comportamentos.
Como vimos às metas são muito importantes para as nossas vidas, uma vez que nos fornecem direcção, ajudam melhorar nossa qualidade de vida e senso de auto-realização. Sem metas podemos viver como um barquinho sem rumo no meio do mar, viajando ao sabor dos ventos, sendo jogado de um lado para o outro pelas ondas e correntes, navegando de acordo com a maré. Chegando a todos os portos e ao mesmo tempo chegando a lugar nenhum. Assim, se queremos viver com qualidade, chegar a algum lugar e transformar nossos sonhos em metas e nossas metas em realidade devemos olhar para dentro e descobrir o que é que estamos fazendo aqui no planeta Terra !!

VOCÊ SABE COMO ALCANÇAR SUAS METAS?

É interessante observarmos que existem milhares de pessoas que trabalham com vendas há anos e ainda não possuem aptidão profissional para responder positivamente a esse questionamento. Isso acontece porque muitos profissionais fazem o seu trabalho de uma forma tão rotineira há tanto tempo que não se atentam para se perguntarem sobre se o que estão fazendo é correto. Se existe uma forma mais eficiente de fazê-lo, para onde esse trabalho os conduzirá e outras tantas perguntas fundamentais para auxiliarem o indivíduo a sair da zona de conforto. É incrível como existem Vendedores que se forem questionados sobre o por quê dele sair de casa pra ir trabalhar todos os dias, eles serão capazes de pedirem um tempo para responderem, pois ainda não haviam parado para pensar sobre isso. Absurdo!

Trabalhando com vendas há algum tempo, tive a oportunidade de observar a atuação de vários profissionais de alto desempenho e destacar alguns factores que contribuem de forma positiva, expressiva e decisiva para obterem sucesso em alcançar suas metas. Destacaremos seis passos fundamentais que contribuem para que cada um desses Vendedores - indubitavelmente Campeões - possa obter tal êxito mês a mês, ano após ano. Mas, cabe salientar que essa metodologia não é uma mera teoria fruto do intelecto, se trata verdadeiramente de práticas vencedoras empregadas no dia-a-dia por pessoas vencedoras, e sua aplicabilidade não se restringe ao âmbito das vendas, mas se estende por todas as áreas de nossas vidas, profissional e pessoal. Portanto, diante de uma meta a ser superada ou um objectivo a ser alcançado, sugiro que coloquemos em prática os seis passos a seguir:

1º Passo => OBJETIVO;
“Para quem anda sem direcção, qualquer vento serve de orientação”. Diante dessa máxima, podemos afirmar que, se quisermos chegar a algum lugar, temos que saber primeiro que lugar é esse. Se vivemos de comissões sobre vendas, e almejamos determinada remuneração no fim do mês, temos que saber exactamente quanto teremos que vender para receber essa respectiva remuneração. É comum o indivíduo se atentar apenas para a meta fornecida pela Empresa. Muitas vezes, os proventos oriundos dessa meta não são suficientes para pagar suas contas e patrocinar a realização de seus sonhos, e é justamente por isso, que a meta recebida deve ser vista como o piso e não o teto a ser superado. Ela tem que ser o ponto de partida para que consigamos a remuneração desejada. Não basta sabermos qual é a nossa meta mensal, é igualmente importante sabermos qual é nossa meta semanal e a diária. Sabedor disso, divide-se esses números pela respectiva carga horária, saberemos então o que a maioria dos Vendedores não sabem, ou seja, quanto vale cada minuto seu em vendas e aprenderá a valorizar cada instante no ambiente de trabalho, afinal, “tempo é dinheiro”. Essa mesma dinâmica se aplica em outras situações, senão a coisa fica muito vaga. Em se tratando de metas/objectivos, o negócio tem que ser o mais específico possível.

2º Passo => REGISTRO;
Não basta apenas saber aonde se quer chegar, mas, se esse objectivo estiver apenas na cabeça, não passará de um sonho ou de uma mera intenção. É imprescindível registar, documentar o compromisso em alcançar o objectivo destacando para isso uma data e essa não pode ser “mês que vem” ou “ano que vem”, pois todos os anos que estão por vir podem ser chamados de “ano que vem”. Tem que ser uma data específica, composta de dia, mês e ano. Por exemplo, se um Vendedor tem por objectivo vender determinado valor no mês, ele deve ter uma planilha de acompanhamento diário na qual possa ver seu desempenho e tomar as medidas necessárias de reação caso seus resultados não estejam a contento. Agora, se o objectivo for comprar um carro, não basta apenas saber o modelo, ano, cor e valor, mas, é igualmente fundamental que o indivíduo espalhe imagens desse carro dentro do guarda-roupa, no armário do banheiro, atrás das portas, dentro da carteira e em todos os lugares que ele possa ver e se lembrar do compromisso em alcançar tal objectivo. Experimente fazer isso e constatará que por onde você andar verá o carro dos seus sonhos e isso se deve ao fato de que o universo conspira a favor de quem tem sonhos e trabalha arduamente no intuito de realizá-los.

3º Passo => ESTRATÉGIA;
Da mesma forma que o objectivo consiste em “o quê”, e o Registro se trata do “quando”, a estratégia é o “como”. Ao definir um objectivo e registá-lo, devemos criar uma estratégia ou, se preferir, um plano de acção de como chegar lá. No caso das vendas, é fundamental o Vendedor saber quais acções ele criará e empregará no intuito de auxiliá-lo na busca por seus resultados. O bom profissional sempre faz uso de práticas como à entrega de folhetos na porta da loja, entrega tablóides na vizinhança onde mora com o seu cartão de visitas anexado, fazem o “De volta à loja”, o tradicional televendas e inúmeras outras acções que comprovadamente dão resultados. Esse tipo de profissional não fica passivo, deixando seus resultados a cargo da sorte. No caso da aquisição do carro, por exemplo, ele sabe quanto terá de ganhar a mais por mês para pagar as prestações e arcar com a manutenção do veículo. Além disso, o bom profissional sabe também que criação e o emprego das estratégias permitem que ele faça uso contínuo da sua inteligência e criatividade, pois “se fizer sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito, obterá sempre os mesmos resultados”, por isso é preciso inovar sempre.

4º Passo => CAPACITAÇÃO;
Um dos grandes erros que as pessoas em geral cometem ao traçarem um caminho rumo aos seus objectivos é não contar com os possíveis obstáculos, as chamadas objeções e outras tantas adversidades. Nessa hora, é de suma importância que o indivíduo, com base no seu conhecimento, imagine quais serão os possíveis obstáculos que o aguardam pelo caminho e se prepara para transpô-los. Num mercado cada vez mais competitivo, as dificuldades tendem a aumentar proporcionalmente aos desafios e em face dessa verdade incontestável, é imprescindível que o profissional busque a capacitação necessária para se manter atuante. Essa respectiva capacitação é formada pelo somatório de suas habilidades técnicas e outras mais, com as ferramentas que ele consegue dispor para o cumprimento da tarefa. Se, por exemplo, o objetivo for aumentar sua renda com proventos oriundos da venda adicional de serviços e ele tem dificuldades em oferecê-los aos Clientes, terá de ter a humildade para reconhecer tal deficiência técnica e buscar conhecimentos, observar a atuação de quem se destaca na venda de serviços, aprender e treinar o máximo para que possa ajudá-lo no desenvolvimento de suas habilidades. E, se o objetivo for comprar uma casa e a pessoa não dispõe do valor da entrada, terá de aprender, além de ganhar mais, também a poupar e daí por diante. É importante lembrar-se que a melhor maneira de lidar com os obstáculos do cotidiano é a prevenção. Não podemos negligenciar sua possível existência e nos preparar para superá-los da forma melhor possível, assim estaremos menos suscetíveis aos percalços do caminho rumo as nossas conquistas e isso se faz através da capacitação de um modo geral. É de igual importância sabermos onde e com quem si buscar a ajuda necessária para facilitar o trabalho e torná-lo mais eficiente e produtivo.

5º Passo => PERSISTÊNCIA;
Se pararmos para estudar o comportamento de pessoas que fizeram e fazem a história, constataremos que uma das coisas que elas têm em comum é a persistência. Elas simplesmente não desistem facilmente. Todavia, não podemos confundir persistência com teimosia. Teimosia consiste em “morrer” batendo na mesma tecla, enquanto que persistência requer do indivíduo criatividade para buscar alternativas que o permita seguir a diante. Em muitos casos é necessário alterar os meios, mas sem comprometer os fins, ou seja, é necessário mudar de caminho, mas sem alterar o destino/objectivo, isso é persistência. O profissional de vendas persistente não se rende diante da face mal humorada de um Cliente, ele mantém o sorriso no rosto e se esforça para superar cada objecção que o Cliente possa lhe apresentar. Ele não desiste nunca de alcançar seu objetivo, afinal, se trata da realização de um sonho. E mesmo diante dos maiores sacrifícios, os Campeões conseguem manter acesa a chama da dedicação, pois sabem que é essa capacidade de se entregar à realização de uma determinada tarefa que fornece a sustentabilidade necessária à sua persistência diante das adversidades do quotidiano.

6º Passo => BENEFÍCIO;
O que eu ganho superando essa meta? A resposta a essa pergunta coloca você a frente do respectivo benefício. Existem pessoas que trabalham apenas para pagar contas de água, luz, telefone e aluguel no início do mês, porém, nunca conheci alguém que se emocionasse todo mês ao pagar tais contas. Ou seja, o que mexe com nossas emoções, que nos deixa com aquele ar de satisfação de quem fez uma grande realização e aquela alegria incomensurável que faz com que o coração deseje saltar do peito é sem dúvida a materialização dos nossos sonhos. O que justifica todo nosso esforço no desempenho de um trabalho é a sua recompensa, ou se preferir, o seu benefício. E daí vem à importância de objectivarmos um grande benefício, pois, se esse for pequeno, poderemos vir a achar que o sacrifício é alto para uma recompensa pequena, e nesse caso, desistiremos no meio do caminho. Dentro dessa óptica, podemos concluir que é fundamental que o ser humano tenha sempre objectivos ambiciosos, porém tangíveis, e nunca tenha apenas a remuneração salarial por objectivo, pois certamente, ele deve ser o veículo que vai conduzi-lo a objectivos bem maiores, tais como a compra da casa própria, do carro dos sonhos, da faculdade sua ou de seus filhos e daí por diante. Agindo assim, você verá após a realização dos seus sonhos, que cada esforço valeu à pena.

Agora, se você é do tipo que só se preocupa em produzir o suficiente para sobreviver e não tem sonhos aos quais ambiciona realizá-los, não tem problemas, mesmo assim, sugiro que coloque essa metodologia em prática, pois, mesmo não tendo sonhos para realizar, certamente você tem contas a pagar.
Reflicta sobre isso!

0 comentários:

Enviar um comentário