Quem um dia não sonhou em ser dono do seu próprio negócio? É uma proposta realmente atractiva e desejável por milhões de pessoas que estão actualmente trabalhando em uma empresa ou no mercado informal. Mas pergunto, realmente é viável abrir um novo negócio?
Minha resposta é: SIM e NÃO. Eu explico!
Para se abrir um negócio próprio é necessário adoptar atitudes (acções) que resultarão no sucesso ou no fracasso do seu negócio. Estas acções exigirão do novo empreendedor equilíbrio financeiro, conhecimento de mercado, conhecimento de seus concorrentes, disponibilidade de tempo e paciência para esperar resultados, coragem de arriscar, fundamentos básicos de como administrar uma empresa, entre outros assuntos importante para a boa saúde de seu negócio. Um negócio viável é aquele que, além de um bom conhecimento técnico e do mercado em que atua, exige do empreendedor planeamento e administração, considerando a elaboração prévia de um plano de negócio, a formação correta do preço de venda, o controle dos custos, o acompanhamento e a análise de indicadores diversos e uma boa orientação para as exigências legais.
Se você está disposto a formar uma base sólida, um alicerce de capacitação e conhecimento antes de iniciar seu negócio e tem em mente que não é da noite para dia que ele vai alavancar, eu digo SIM, vale a pena você investir em um negócio próprio. Porém, se você pretende aventureiramente iniciar algo apenas no “vamos ver no quer que dá”, recomendo que você continue no seu emprego actual e NÃO abra uma empresa. É melhor procurar outra forma de ganhar dinheiro que não venha -lhe exigir tanto.
Fui empresário durante anos e sei o que é ter um negócio próprio. Vou apresentar agora para você as vantagens e desvantagens de se ter uma empresa. Também vou lhe orientar a respeito dos principais pontos a serem observados na administração de um negócio.
Escrevi aqui no blog um artigo sobre as vantagens e desvantagens de se ter uma empresa e também escrevi outro artigo sobre pontos básicos a serem observados na administração de um negócio.
Está preparado? Se você realmente deseja ter seu próprio negócio, vamos começa
Ser empresário é o sonho de muita gente e realmente é muito bom, mas tem suas vantagens e suas desvantagens. Neste artigo pretendo abordar este tema baseado em minha experiência como empresário. Vamos então começar.
Primeiramente defina se você quer abrir um negócio registado formal ou actuar na informalidade.
Para lhe ajudar a responder essa pergunta, que não é fácil, você deve analisar sua real intenção como empreendedor. Analise o que deseja alcançar com seu investimento. Você, neste negócio que pretende abrir ou já estar em andamento, almeja alcançar um crescimento e fazer deste pequeno negócio hoje, um grande negócio amanhã? Ou seu interesse neste negócio é basicamente para sua subsistência, sem maiores pretensões? Diante desta resposta defina o que é melhor para você hoje, isto não significa que depois você não possa mudar de ideia, certo?
A meu ver, as principais vantagens e desvantagens de se ter um negócio próprio são:~
VANTAGENS
- Você é seu patrão. Ninguém está pegando no seu pé.
- Quem faz sua rotina de trabalho é você. Seu horário pode ser flexível.
- Seu salário é sem limites. Depende do sucesso de sua empresa. Você não fica preso a um salário único fixo tendo a possibilidade de aumento a cada mês.
- Desafios constantes e oportunidade de aprendizado.
- Seu negócio pode ser transferido de pai para filho e isso é uma boa herança para nossos filhos.
- Um bom negócio próprio pode ser vendido, então você tem um investimento que a qualquer hora poderá ser comercializado e engordar sua conta bancária.
- Quem tem negócio próprio consegue melhores linhas de crédito e investimentos nas instituições bancárias e em outros segmentos.
- Um bom negócio em andamento poderá ser o apoio para alavancar um outro novo negócio.
DESVANTAGENS
- Burocracia. Vá se acostumando com a burocracia. Ela começa desde o registro da empresa e não termina mais.
- Carga tributária. No Brasil a carga tributária é muito alta. As empresas precisam pagar impostos e contribuições, as vezes mensais e outros anuais.
- Encargos sociais. Quem contrata empregados terá despesas sobre a folha de pagamento.
- Despesas de manutenção. Gastos operacionais e administrativos param manter a empresa.
- Possíveis conflitos com funcionários, cliente e fornecedores.
- Na maioria dos casos, exige bastante tempo de trabalho do empreendedor para administrar o negócio.
- Em relação a um emprego fixo, no negócio próprio você terá mais stress, responsabilidades e preocupações.
Pesando na balança entre emprego fixo e negócio próprio eu particularmente prefiro ter um negócio próprio, pois apesar dos pesares, me dará mais condições de crescimento financeiro e aquisição patrimonial.
0 comentários:
Enviar um comentário