Consultoria em Gestão de Negócios

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria em Cibersegurança

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria e Assessoria em T.I

Pagamento Seguro com PayPal

Pesquisar neste WebSite

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como Fazer uma Boa Gestão Estratégica de Pessoas

julho 13, 2012




Gestão de Pessoas

 É um conjunto de acções que vai desde o recrutamento até o desenvolvimento da pessoa alinhada aos objectivos organizacionais. Abrange toda técnica e metodologia em sub-sistemas de recursos humanos a saber: quadro de pessoal, recrutamento, seleção, admissão, administração de pessoas (documentação, registro, prontuário, pagamento, férias, etc), disciplina, integração, levantamento das necessidades de treinamento, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, cargos e salários, medicina ocupacional e segurança do trabalho, avaliação de desempenho, participação nos lucros e resultados), além das acções voltadas ao clima organizacional, liderança e BSC (balanced score card).
Envolve também o porquê do controle e como se fundamenta nas orientação (princípios, culturas e valores), assim como os estilos de comando.
A Gestão torna-se estratégica quando se relaciona a pessoa com o sistema e com isso, a organização consegue compatibilizar e tornar os recursos humanos produtivo e estratégico (diferencial para melhor competitividade no mercado), porque quem faz a diferença no mundo globalizado é hoje: tecnologia e pessoas (competentes).

Vantagem competitiva das organizações e principal ferramenta para o sucesso

A Gestão de Pessoas vem passando por um processo de intensa transformação.
Na medida em que os sistemas centrados em cargos - tradicionalmente utilizados como referencial – começam a mostrar fragilidades diante do momento altamente dinâmico pelo que passam as organizações, novas práticas, processos e ferramentas surgem para atender às necessidades corporativas.
O grande desafio das empresas hoje é identificar e implantar técnicas de gestão que podem garantir o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Nesse contexto, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores.
E uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afecta o resultado como um todo.
As competências pessoais e corporativas consolidam-se como o ativo mais importante das organizações modernas, pois é por meio da combinação sinérgica dos conhecimentos, habilidades e atitudes que os resultados corporativos saem do plano estratégico e tornam-se resultados reais de negócio. Por isso, faz-se necessário implantar acções que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão dos talentos e das competências individuais e institucionais em diferentes perfis de organizações e empresas.
Um modelo de gestão amplamente adoptado hoje em dia é o de Gestão por Competências, que visa alcançar os objectivos organizacionais por meio do alinhamento entre a estratégia organizacional a as estratégias de Gestão do Capital Humano.
Como funciona?

A implantação do Modelo de Gestão por Competências engloba diferentes práticas e processos, como:

  • O diagnóstico da situação atual da Gestão de Pessoas na Organização
  • O alinhamento entre a Estratégia Organizacional e a Gestão de Pessoas
  • A identificação dos Perfis de Competências necessários para os colaboradores e unidades organizacionais
  • A avaliação e o mapeamento das competências existentes
  • A análise de gaps dos colaboradores
  • A construção de Planos de Desenvolvimento Individuais com base nas competências necessárias
  • A adoção de práticas de Carreira e Sucessão que privilegiem os perfis de competências necessários e existentes
  • A avaliação constante dos indicadores relacionados aos processos de Gestão por Competências
Por que fazer a Gestão Estratégica de Pessoas por Competências

O objectivo principal da Gestão por Competências é instituir um novo estilo de gerenciamento na organização de maneira mais efectiva e estratégica.
O processo de implementação pede mudanças profundas na forma de entender o desempenho, a avaliação de desempenho, remuneração fixa e variável, o desenvolvimento de carreira e a retenção de talentos. Porém, é um processo crucial para definir e garantir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para alcançar os resultados de forma consistente.
Um processo de Gestão por Competências requer metodologias, processos e ferramentas bem estruturadas que apoiem todos os processos da Gestão do Capital Humano.

0 comentários:

Enviar um comentário