O surpreendente é que, ao ler quais são essas acções, não nos deparamos com revelações milagrosas. A diferença é que as pessoas que se destacam executam essas acções todos os dias – e os perdedores não. Veja, nas palavras de Jeffrey Gitomer, autor de A Bíblia de Vendas, quais são os oito comportamentos que os vitoriosos têm em comum:
01 Acreditam em si mesmo - Pessoas vitoriosas têm a postura do sucesso, acreditam que podem conseguir qualquer coisa. Essa confiança deve se estender aos seus produtos, serviços e empresa. Um forte sistema de crenças pessoais parece bastante óbvio, mas poucas pessoas os possuem. A maioria dos vendedores olha para fora de si, procurando o dinheiro que pode “ganhar”, em vez de olhar para dentro, procurando o dinheiro que pode conquistar.
02 Aproveitam as oportunidades - Primeiro, vencedores reconhecem oportunidades disfarçadas de adversidades. Segundo, agem. Oportunidades são enganadoras, elas existem por todos os lados, mas poucos podem vê-las. Algumas pessoas, inclusive, temem as oportunidades, pois isso significa ter de mudar, e a maioria não confia em si o suficiente para achar que pode (ou merece) alcançar seus objectivos.
03 Associam-se com as pessoas certas - Ande com as companhias certas- outras pessoas de sucesso. Frequente os lugares que os seus melhores clientes e possíveis compradores frequentam. Faça parte das associações de classe. Mantenha os amigos certos. Afaste-se de pessoas venenosas -aquelas que nunca chegam a lugar algum. Consiga um mentor ou três, por que não?
04 Exponham-se ao que é novo - Se você não está aprendendo todos os dias, seus concorrentes estão. Informações novas são essenciais para o sucesso, a não ser que você seja como alguns vendedores, que acham que já sabem de tudo. Se esse é o seu caso, parabéns e boa sorte!
05 Têm as respostas que os clientes precisam - Quanto mais você puder resolver problemas, mais fácil será ter sucesso em vendas. Novos compradores não querem fatos – querem respostas. Para obter essas respostas, você deve ter um conhecimento além da capacidade de se comunicar adequadamente, ajustando seus conhecimentos às necessidades de quem compra.
06 Assumem a responsabilidade - Todos nós jogamos alguma parcela de culpa em outras pessoas, mas reclamar dos outros é inversamente proporcional ao seu nível de sucesso. Quanto menos você reclamar maior será sua chance de se destacar. Faça o que tiver de ser feito, custe o que custar. Qualquer um consegue resmungar e reclamar e, por isso, o mundo está cheio de incompetentes. Diferencie-se, busque resultados de forma positiva.
07 Aceitam o risco - Esse é o factor mais crucial. “Quem não arrisca não petisca”, é uma das maiores verdades do mundo dos negócios. Aliás, a frase correta deveria ser: “Quem não arrisca não consegue nada.” Essa é uma parte vital das regras 1, 2 e 3. O risco é a base do sucesso. Se você realmente quer se diferenciar, precisa aceitar conviver com o alto grau de risco envolvido.
08 Têm uma atitude positiva - Surpreendentemente, essa não é uma característica comum. Depois de anos lutando, muitas pessoas desenvolvem uma atitude irreversivelmente cínica. Mas enfrentar a vida com uma atitude positiva torna o sucesso muito mais fácil – e mais divertido também.
Como havia prometido, nada de revelações surpreendentes ou mágicas. Entretanto, por que essas acções, embora simples, são tão difíceis de administrar? Resposta: falta de disciplina e dedicação para aprender durante a vida toda. Só isso? Sim. Fico desapontado com o pequeno número de pessoas que se dispõem, diariamente, a executar a simples autodisciplina necessária para se destacar. Pois, muitos, mesmo sabendo que isso poderia ajudá-los em tudo em suas vidas, falham na execução.
Em vendas, a pessoa que vencerá, na maioria das vezes, é aquela que mais quer a vitória. A vitória que chamamos de sucesso vai para os que estão melhor preparados, com mais autoconfiança, mais contactos, que gostam de aprender e são mais responsáveis. O sucesso acaba sendo uma consequência para aqueles que vêem uma oportunidade e estão dispostos a se arriscar para agarrá-la e aproveitá-la. (Muitas vezes, é um risco imenso). Você pode ser descrito com uma pessoa assim?
Confirá também as lições abaixo:
LIÇÃO 1 – Ao analisar um negócio, procure estar presente em vários dias e momentos, pois existe o que chamamos de sazonalidade.
LIÇÃO 2 – Não olhe apenas o facturamento, mas pense nos custos que estão presentes no negócio. Às vezes, um grande facturamento não representa um grande lucro.
LIÇÃO 3 – Não existe facilidade e descanso no mundo dos negócios, você respiram 24 horas na sua empresa.
LIÇÃO 4 – Quem não arrisca, não petisca. E isso vale para o mundo dos negócios.
0 comentários:
Enviar um comentário