Consultoria em Gestão de Negócios

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria em Cibersegurança

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria e Assessoria em T.I

Pagamento Seguro com PayPal

Pesquisar neste WebSite

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como Fazer Uma Boa Gestão Financeira Eficiente

setembro 17, 2012



Para gerenciar financeiramente bem um negócio é necessário implantar um sistema de informações gerenciais que possibilite ao empresário conhecer a situação financeira da empresa e a tomar as decisões mais adequadas para alcançar os resultados esperados.

1) Como um empresário de uma pequena e micro empresa pode fazer a gestão financeira de seu negócio e que informações ele precisa saber?

Uma boa gestão financeira requer mais do que implantar ferramentas de controle financeiro, como contas a pagar, contas a receber, controle de vendas, fluxo de caixa e um demonstrativo de resultado. O empresário precisa obter informações que vão ajudá-lo na tomada de decisões. São elas:
• Saber qual é o seu ponto de equilíbrio, ou seja, o mínimo que a empresa precisa vender para não operar com prejuízo;
• Conhecer quais são seus custos fixos e variáveis para conseguir formular o seu preço de venda correctamente;
• Descobrir a margem de contribuição por produto para saber qual produto está contribuindo mais para pagar seus custos fixos;
• Ter certeza se a empresa está operando com lucro e se a lucratividade está de acordo com o ramo de actividade que ela atua e as ambições do empresário;
• Gerenciar o contas a pagar e o contas a receber para saber as datas críticas do mês e quando vai faltar ou sobrar dinheiro, antecipando-se nas decisões.
• Saber se vale a pena comprar a vista ou comprar a prazo, e ter certeza se pode conceder desconto para o seu cliente;
• Conversar com seu contador para saber qual o melhor regime de tributação para a sua empresa, ser optante pelo Simples, pelo lucro real ou lucro presumido ?

2) Que tipo de ferramentas podem ajudá-lo a organizar o controle financeiro para melhor gestão do LUCRO da empresa?

Primeiramente, o empresário precisa entender que existe uma diferença entre o caixa e o lucro. O gerenciamento do caixa se dá através da movimentação de entrada e saída de dinheiro (saldo do caixa e banco). Já, o gerenciamento do lucro envolve as vendas, os custos e as despesas da empresa.
A empresa pode estar com o caixa negativo, sem necessariamente estar operando com prejuízo. Da mesma forma, ela pode estar com o caixa positivo e não estar operando com lucro. A grande maioria das pequenas empresas gerência somente o caixa. Por isso, a primeira tarefa é descobrir se a empresa está tendo resultado positivo ou negativo. Para descobrir este resultado, o empresário precisa saber qual o seu facturamento total (tanto a vista como a prazo), descobrir o custo da mercadoria vendida e classificar suas despesas em fixas e variáveis, ou seja, é preciso implantar uma ferramenta que chamamos de Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Para melhor entendimento deste assunto, o SEBRAE-SC oferece um curso chamado Gestão e Estratégias Financeiras, com duração de 12 horas.

3) A maioria dos empresários reclama da carga tributária. Como o empresário deve proceder quando os assuntos são impostos?

O empresário precisa entender que ele não PAGA impostos e sim ele RECOLHE impostos. Toda empresa precisa recolher impostos para o governo, porém, a maioria das empresas pode escolher se deseja ser optante pelo Simples Nacional (a alíquota dos impostos é definida por uma tabela que varia conforme o seu facturamento), se deseja ser optante pelo lucro presumido (que paga um percentual fixo sobre as suas vendas ), ou, ainda, se deseja ser tributada pelo lucro real (neste caso o imposto de renda e a contribuição social são calculados com base no lucro ). O governa considera que o empresário conhece os impostos e formula correctamente o seu preço de venda embutindo estes impostos no preço de venda do produto. Entretanto, quem está pagando os impostos é o consumidor final. O empresário apenas recolhe o imposto para o Governo. O que acontece, na prática, é que os empresários não sabem quais impostos precisam recolher (precisam conversar com seus contadores) e não formulam correctamente o seu preço de venda. Desta forma, o preço praticado pode não ser suficiente para pagar seus custos, o que gera prejuízo para a empresa e o primeiro vilão a ser culpado é o imposto. Minha dica é que o empresário converse com seu contador para definirem o melhor regime tributário para a empresa, implante os controles para descobrir seus custos e calcule correctamente o seu preço de venda. 

0 comentários:

Enviar um comentário