O que é Governança Corporativa?
É o sistema pela qual as empresas são dirigidas e controladas para especificar a distribuição de direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes de uma empresa, tais como conselheiros, executivos, accionistas, entre outros. A governa corporativa também estabelece a estrutura por meio da qual os objectivos da empresa são estabelecidos, define os meios para atingi-los e monitora sua performance.
Um dos grandes objectivos da governa é a protecção aos accionistas minoritários utilizando as melhores práticas, criando, assim, mecanismos de protecção, transparência, equidade, auditoria e responsabilidade corporativa.
O que é Governança de TI?
Necessariamente, a governança corporativa incorpora a governança de TI, por que ela precisa estar totalmente alinhada com os negócios da organização.
A governança de TI é de responsabilidade da alta administração e faz parte das diretrizes da governança corporativa.
Com o intuito de normalizar os procedimentos internos na Gestão de TI, a OGC (Office of Government Commerce) criou o framework ITIL de boas práticas para a gestão de serviços de TI«.
A TI tem, actualmente, grande importância para o negócio da empresa. Buscando a optimização de seus processos e a redução de custos e riscos, vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Hoje, além do ITIL, citado acima, temos o conhecimento de outros frameworks, como o Cobit, tendo a finalidade de apoiar a execução de alto nível em controlos e serviços, para então gerar uma melhor prática de governança corporativa em TI.
Alguns factores motivadores da governança de TI são:
- Integração tecnológica
- Manter a conformidade com a Lei
- Manter o ambiente de negocio actualizado
- TI fazendo o papel de prestador de serviço
- Segurança da informação
- Dependências do negocio em relação a TI.
Qual a importância da governança de TI para os negócios?
Todo executivo de TI precisa acompanhar as principais inovações tecnológicas, investindo na melhoria contínua de sua infra-estrutura a fim de garantir alta performance e um ambiente altamente seguro, confiável e transparente, para então:
- Transformar os processos em “engrenagens” que funcionem simultaneamente para demonstrar que a TI não é apenas um sector de suporte na organização, mas sim parte essencial da estratégia das organizações
- Gerar o alinhamento de TI com os objectivos da empresa
- Mostrar que a governança de TI nas organizações vem ao encontro das estratégias e dos planejamentos da organização
- Mostrar o desempenho de TI e demonstrar seu valor
- Gerar aprendizado organizacional sobre o valor da TI
- Sentir a necessidade de arrumar a ‘’casa’’ a aumentar a qualidade dos serviços prestados na organização
- Reduzir custos dos serviços de TI
- Ter a continuidade do negócio
0 comentários:
Enviar um comentário