Se adaptar nem sempre é algo fácil. Porém, não é na sua essência algo bom ou ruim. É necessário. É um processo que precisa ser vivenciado frequentemente nos dias atuais, na vida em que levamos, sempre nos exigindo novas posturas, novos comportamentos, novas atitudes. É preciso adaptar-se a situações das mais simples, como manusear um novo fogão, arrumar o recente corte de cabelos ou andar com um carro diferente até as ocasiões mais complicadas como criar novas rotinas, outros sentidos ou novas significações para as demandas da vida.
Adaptar significa, conforme o dicionário, ajustar, adequar, transpor, pôr em harmonia, aplicar convenientemente, acomodar, conformar. Apropriar também pode ser um dos seus sinónimos, quando pensamos em uma adaptação não passiva, no sentido de não aceitar qualquer coisa ou situação, mas acolher uma nova situação, uma nova configuração, um novo layout nas nossas vidas. Pode-se pensar que um dos melhores significados para adaptação é apropriar-se. Se apropriar de algo é quando incorporamos e damos um novo sentido para tal. Para se apropriar é necessário se adaptar àquilo que precisamos incorporar. É indispensável vivenciar aquela determinada experiência um certo número repetido de vezes para que ela passe a fazer parte do nosso repertório de conhecimentos e experimentos. Assim, uma adaptação vai se processando e construindo sentidos que vão ficando cada vez mais familiares e conhecidos tornando tudo mais automático, conveniente e tranquilo.
Quando não se está adaptado a uma situação, muitas coisas parecem ser obstáculos que se impõem diante deste processo. Tudo parece difícil, incómodo, desconfortável. É como se não ocorresse a ligação necessária que faz a conexão certa ou como se a parte da peça que foi feita para encaixar não entrasse no buraquinho indicado.
Para que este processo ocorra é necessário, na grande maioria das vezes, boas doses de paciência, tolerância e disposição de todos os envolvidos na empreitada. Assim, a adaptação, levando o tempo que for preciso, pode acontecer no ritmo certo, naquela velocidade que vai se fazendo durante o próprio funcionamento de toda engrenagem, seja ela qual for. Nossa vida é uma roda-viva de adaptações. Novos funcionamentos, novos jeitos, novos arranjos fazem parte para que a roda gire e não tranque ou fique estagnada no meio do caminho.
Conclusão:
Busque adaptar-se às situações do momento. Cada uma exige de você diferente postura. Reclama capacidade de acção. Muda de uma hora para outra. É risonha ou triste. Há ou não movimentação. Pede ou não o recolhimento interior.
Você tem que agir com equilíbrio. Em qualquer situação, mantenha a alegria. Não se oponha às pessoas e coisas. Nem se deixe abalar pelos acontecimentos. Defenda a paz.
Use a energia divina que há em você. Acredite que Deus está- lhe sustentando. Você só cresce quando atua no sentido de melhor o lugar em que se encontra.
0 comentários:
Enviar um comentário