Consultoria em Gestão de Negócios

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria em Cibersegurança

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria e Assessoria em T.I

Pagamento Seguro com PayPal

Pesquisar neste WebSite

domingo, 15 de setembro de 2013

Como adaptar-se as Mudancas da Globalizacao

setembro 15, 2013




A mudança é algo inexorável, ou seja, ocorre independentemente de qualquer anseio no decorrer da vida pessoal, profissional ou demais aspectos. Levando em consideração a mudança para o contexto empresarial, percebe-se que este conceito não é diferente, pois segundo Belliard (2004), vivemos numa sociedade em que a evolução é cada vez mais acelerada e complexa, e devido à globalização a arte de prever deve dar lugar à prospecção, para que as organizações possam responder as novas exigências que surgem no mercado.

Desta forma, mais do que a adaptação, é necessária actualmente a atitude de aprender a projectar o futuro e preparar-se para ele. Pois, de acordo com Caldas e Amaral (2002), toda esta evolução desencadeia nas pessoas uma intensa sensação de insegurança.

De fato, para lidar com esta situação, é explicita a necessidade de as organizações utilizarem novas metodologias e habilidades para conduzirem processos de mudanças.

Diante desta necessidade, vale ressaltar que a transformação inicia-se a partir do momento em que cada pessoa se comprometer a mudar. Covey (2006) menciona alguns pontos chaves que podem auxiliar os colaboradores e organizações nesta era de mudanças. Dentre eles se destacam:

A transformação começa com a consciência da necessidade de mudar;

É necessário alinhar a missão pessoal com a missão da organização;

Construa um senso de segurança interior nas pessoas, para que desta forma elas observem as mudanças como oportunidades;

Enterre o velho. Isso simboliza não apenas a rejeição do que é velho, mas o fato de que se está construindo com base no velho, e avançando em direcção ao novo; Você tem adaptabilidade quando:
É capaz de compreender que o mundo está em transformação contínua, e busca preparar-se ininterruptamente para as transformações que ocorrem nos métodos de trabalho, exigências profissionais e de conhecimentos, etc.
Ao invés de criticar as mudanças, procura entendê-las, e adaptar-se de melhor forma possível ao novo ambiente.
Busca novos conhecimentos de maneira contínua, que possam ser proveitosos num ambiente seguidamente mais competitivo.
Aprende a inovar, trazendo soluções para o ambiente de trabalho, família ou actividades colectivas.
Admite que precisa de novas capacidades, e procura desenvolvê-las.
Faz o que é diferente, saindo da rotina, visando explorar novas maneiras de aprender na prática o que novas situações exigirão.
Procura inspirar-se em pessoas que têm excelência profissional e pessoal, sem deixar de valorizar e aprimorar suas próprias capacidades e individualidade.
Valoriza o trabalho em equipe, buscando participar significativamente do resultado exigido do grupo frente às novas situações.


Não são as pessoas inteligentes as mais procuradas pelas empresas – são as mais adaptáveis e capazes de gerar soluções para os desafios dos empreendimentos.






Enfim, conclui-se que para adaptar-se as mudanças é essencial se utilizar de flexibilidade e agilidade, pois quanto mais rapidamente os profissionais e empresas se adequarem a estas, melhor será para ambas as partes.









Você tem adaptabilidade?

0 comentários:

Enviar um comentário