Consultoria em Gestão de Negócios

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria em Cibersegurança

Pagamento Seguro com PayPal

Consultoria e Assessoria em T.I

Pagamento Seguro com PayPal

Pesquisar neste WebSite

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como Obter uma Mentalidade Vencedora

abril 01, 2014



A vida é bela, mas o mundo é cruel. Cada vez mais. E temos que tomar consciência desta nova ordem. Sim por que no mundo dos humanos existem vencedores e perdedores. E se bem que nem todos querem ser ganhadores, ninguém gosta de perder. E para que alguns triunfem, muitas vezes alguns tem que perder.

Verdade é que ninguém nasce vencedor ou perdedor, se bem que algumas propensões estejam incluídas no próprio berço. Certo também é que nem todos que nascem em berço de ouro, terão este ao morrer. Algo como avô rico, filho nobre e neto pobre, muito comum em nossos dias.
Esta postura de mentalidade vencedora se conquista ao longo da vida. De uma existência bem planejada e construída. Basicamente é uma questão de formação e informação. Onde podem ser incluídos intencionalmente alguns elementos que poderão mudar sua trajetória. A qualquer tempo, mas quanto antes melhor.

Sua conquista não envolve somente estudo, mas sim a tomada de um posturamento, a partir de alguns conhecimentos que certamente farão diferença. Somados se constituirão em uma postura, que certamente o levará ao desenvolvimento de uma mentalidade vencedora. Para isto estudamos alguns de seus componentes. E os apresentamos a seguir:

CONHECIMENTO

Para compreender é preciso entender, analisando e apreciando detalhadamente, a fim de chegarmos a um discernimento. Precisamos dominar o processo de aprendizagem além do que e onde pretendemos nos concentrar e dedicar mais. Pela capacidade atingimos um estágio de consciência de nossa prática, o conhecimento experimental. Precisamos tê-lo principalmente naquilo a que formos nos dedicar com maior atenção.

CONCENTRAÇÃO

Devemos evitar a dispersão, aplicando-nos em aumentar o teor ou tornando mais denso e forte aquilo que nos propomos. Por ela se absorve melhor nosso estudo e se realiza melhor nosso trabalho. Com ela se agrupam melhor nossas potencialidades e se conquista um resultado melhor de nossas ações. Nela reunimos mais forças, centralizando nossas potencialidades, agrupando mais dados. Dirigimo-nos mais rapidamente ao que é central.

DEDICAÇÃO

É a qualidade de quem se dedica, melhor identificada naqueles que o fazem com afinco e denodo. Envolve afeto, devoção e consagração para com o objeto de nossa dedicação. Muitas vezes temos que chegar a sacrificar algumas outras coisas para podermos nos dedicar melhor aos nossos objetivos. Mede-se pelos resultados alcançados, decorrentes de nossa maior ou menor dedicação.

DISPOSIÇÃO

É uma tendência a se dedicar mais por algo. Pela concentração que fazemos torna-se uma inclinação. Na medida que mais gostamos transforma-se em vocação. Quase um estado de espírito. Por ela nos sentimos mais aptos e capacitados. Propensos e animados. Muitas vezes valentes como se estivéssemos para o que der e vier. Determinados com força de vontade e raça.

GOSTAR

É sentir prazer no que se está fazendo ou pretendendo fazer. Sentir-se bem em fazer alguma coisa, só pelo prazer de fazê-la. Habituar-se pelo bem que ela nos faz, adquirindo predileção. Demonstrar interesse especial em detrimento de outras a ponto de mostrar interesse e tendência. Ter satisfação em tudo que fazemos, a ponto de querer ganhar admiradores que dela gostem como nós.

MÉTODO

Maneira de fazer alguma coisa, seguindo determinados princípios e certa ordem. É uma maneira de agir com ordem, organização e coordenação. Envolvem um programa pré-estabelecido, desenvolvido na forma de um processo, que pela comprovação se transforma em uma técnica. Consideram de maneira lógica os elementos que depois de somados comporão uma arte.

OBJETIVIDADE

Devemos tê-la como nossa meta, na finalidade de atingir nossos propósitos. Ser objetivo é uma qualidade desenvolvida, com ausência de opiniões pré-concebidas e sem outras interferências de natureza pessoal. Objetivamente é uma maneira de ver as coisas, reportando-se a uma realidade exterior, colocando-se do ponto de vista do objeto e não do seu próprio. Nesta está a verdade última.

OTIMISMO

Nos leva a acreditar em coisas boas e que estas ocupam maior espaço e existem em quantidade maior do que as ruins. Tendo-se disposição de espírito para aceitar assim, veremos a maior parte das coisas pelo lado bom. Contrariamente ao pessimismo, espera-se sempre que as coisas melhorem, se já não estiverem boas. E se assim não estiverem é porque ainda não chegaram ao se final, que certamente será positivo. Tendo uma tendência de ver o bem em tudo, confiamos em saídas favoráveis para todos os acontecimentos.

PLANEJAMENTO

Plano de trabalho ou de ação, organizado e pormenorizado em seus detalhes mínimos. Nele planifica-se as funções e seus executores de forma bem definida. Sempre que possível devemos expressá-lo na forma de um quadro onde estejam apontadas as necessidades em forma de máquinas, aparelhos, instrumentos ou outros requisitos e quem os irá operá-los. Feitos os planos, podemos pensar grande e de forma positiva.

PERSISTÊNCIA

Permanência de forma contínua e constante, em uma quase obstinação, sem chegar a teimosia, mas em conformidade a princípios e propostas para atingimento de seus próprios objetivos. Requer paciência e perseverança para permitir a continuidade de algo pretendido. Para que dure é importante que nos mantenhamos inalteráveis e determinados até o pleno atingimento de nossas metas.

Consideradas estas premissas, estaremos mais perto de uma mentalidade vencedora, tão necessária para a competitividade dos nossos dias. Teremos desenvolvido uma capacidade intelectual que nos permitirá um estado de espírito vitorioso. Que nos fará triunfar com vitórias indiscutíveis. Ganharemos sempre, aguentando e superando adversidades. Convenceremos e faremos prevalecer com mais facilidade nossas aptidões e talentos. Excederemos em nossas realizações

0 comentários:

Enviar um comentário